sábado, 14 de junho de 2008

Alto Minho: Posto fronteiriço da Madalena

No vale do Lima, no meio de socalcos e montanhas íngremes que fazem parte do Parque Nacional da Peneda-Gerês, após passar aldeias como Entre-ambos-os-Rios, Britelo ou Cidadelhe, chega-se à aldeia do Lindoso, uma aldeia fronteiriça famosa pelo seu castelo e os espigueiros (destes últimos falarei em outra ocasião). A vida nestas zonas pertencentes ao concelho de Ponte da Barca parece que a vida moderna não faz qualquer sentido. Já na Galiza a situação não muda muito. A ligação fronteiriça destas terras faz-se pelo posto fronteiriço da Madalena, que permite a passagem entre ambos os dois países. Do lado do Lindoso podemos ver as encostas formadas ao redor do rio Lima, onde acaba a barragem do Alto Lindoso, uma barragem que se estende na sua maior parte por terras galegas.

A barragem do Alto Lindoso (encoro em galego) fez com que algumas aldeias ficassem submersas sob as águas da barragem como Aceredo, sendo que tiveram de serem construídas em outra localização como o designado caso de Aceredo Novo. Apesar disso, a barragem forma uma bela paisagem entre terras galegas e portuguesas. Estas terras fazem parte da comarca do Baixo Limia e parecem mesmo um entalhe em terras portuguesas, já que ficam por perto outras fronteiras que ligam os concellos de Lobios e Entrimo ao Castro Laboreiro e à Portela do Homem.
São, sem dúvida, umas terras que vale a pena visitar para entrar em contacto com a Natureza e fazer uma viagem a um passado não tão longínquo. Razões há muitas. Só tem de encontrar a sua.
Foto 1. Posto fronteiriço da Madalena da parte de Portugal.
Foto 2. Posto fronteiriço da Madalena da parte da Galiza.Foto 3. Castelo de Lindoso.
Foto 4. Barragem do Alto Lindoso visto da ponte que liga Aceredo Novo (Lobios, Galiza) com A Terrachá (Entrimo, Galiza).

Sem comentários:

Enviar um comentário