quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Sobral da Adiça/Rosal de la Frontera

No Baixo Alentejo, nas zonas mais isoladas da região, encontramos um "posto" fronteiriço que realmente não deixa de ser uma fronteira para trânsito local que existe mais por vontade dos habitantes locais do que pelas autoridades competentes.

Rosal de la Frontera é, como já disse em outro 'post', uma importante aldeia fronteiriça fundamental no trânsito de viaturas em direcção Sevilha e Beja. Mas Sobral da Adiça não deixa de ser uma simpática mas pacata aldeia alentejana onde o tempo parece ter parado há muito.

A aldeia fica num canto da Serra da Adiça. Pertence ao concelho de Moura, sendo que é uma das freguesias do concelho. As localidades vizinhas mais príximas são V. V. de Ficalho, Safara e Santo Aleixo da Restauração, para além da espanhola e andaluza Rosal.

Quase à saída da aldeia, uma estrada alcatroada mas sem qualquer sinalização, leva-nos por uma aprazível viagem desde a qual podemos divisar a planície alentejana e a vizinha Serra da Adiça. Excusado é dizer que o montado alentejano faz parte da paisagem típica da região. Indo por esta estrada serpenteante chegamos a um cruzamento que nos obriga a virar à esquerda e logo a direita. É a fronteira. Mas o viajante segue sem compreender que tem passado o limite fronteiriço até encontrar sinais, centenas de metros mais abaixo, que nos indicam que estamos perante uma estrada local da Andaluzia. É por isso que a tradicional fotografia da fronteira é aqui, uma foto vista ao longe, apartir do ponto em que demos por nós que tínhamos atravessado a Raia.

Sem dúvida uma excursão ideal para quem procura calma e tranquilidade e respirar o ar da natureza em estado puro. A não perder nos meses de Maio e Junho, quando ainda não está tanto calori, mas a temperatura é muito agradável.

Foto 1. Vista de Sobral da Adiça e da serra do mesmo nome.
Foto 2. Vista geral de Sobral da Adiça vindo de Safara.
Foto 3. Montado alentejano e Serra da Adiça.
Foto 4. Limite fronteiriço. A fronteira fica entre a árvore do meio e a da direita onde estão os sinais indicadores.

Mapa. Fronteira de Sobral da Adiça/Rosal de la Frontera. Pode verificar-se o já indicado no texto.


Ver mapa más grande

Sem comentários:

Enviar um comentário