segunda-feira, 29 de novembro de 2010

As fronteiras de Tourém (II): Tourém/Calvos de Randín

A segunda fronteira de Tourém, e a mais antiga, liga a aldeia com Calvos de Randín (ou Randim) através de uma ponte sobre a barragem das Salas e que dá para uma rotunda. A fronteira é a própria rotunda onde, se circularmos por ela, podemos andar entre dois países ao mesmo tempo. Uma pequena «alfândega»? complementa as instalações fronteiriças.

A crítica que fazemos é o facto de estar um bocado abandonada e com uma sinalética obsoleta por parte das autoridades espanholas que ainda por cima mostram um sinal com erros ortográficos: «Fronte(i)ra portugesa»???? O quê????!!!! Não deveriam ser admissíveis esse tipo de erros que em nada contribuem para uma boa imagem do país em questão. De resto, não existe qualquer sinal indicativo de país, mas sim um sinal da entrada no Parque Nacional da Peneda-Gerês.

O percurso entre Calvos de Randín e Tourém é uma sucessão de terras de lavoura no planalto formado pelo vale do rio Salas, campos de tojos, urzes e giestas lá onde a terra foi abandonada ou simplesmente nunca chegou a ser arada. Uma árvore cá, outra acolá, é o que complementa a paisagem onde a barragem das Salas acrescenta uma mais-valia, dando sensação de frescura no Verão.

Estamos, portanto, perante mais uma fronteira para trânsito local nestas longínquas terras raianas portuguesas no limite com a Galiza.

Foto 1. Rotunda da fronteira com a fronteira «portugesa» (sic) !!! Vista do lado da Galiza.
Foto 2. Vista da fronteira do lado português com a alfândega ao fundo.
Foto 3. Barragem das Salas com a aldeia de Randim (Galiza) ao fundo.
Foto 4. Tourém vista da ponte da barragem.
Foto 5. Vista da barragem das Salas com Guntumil (Galiza) ao fundo.


Ver Fronteira Tourém/Calvos de Randín num mapa maior

Mapa 1. Mapa de situação.

Sem comentários:

Enviar um comentário