quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

As fronteiras de Tourém (III): Tourém/Randim

A terceira fronteira de Tourém é aquela que liga a aldeia com a vizinha aldeia galega de Randim (Randín em galego) e com a que tradicionalmente tem mantido mais relações de vizinhança. Esta fronteira é relativamente nova, já que antigamente a ligação era feita por um caminho estreitinho e nem sempre em boas condições. Actualmente existe una estrada local que liga as duas aldeias a partir da única estrada que liga Tourém ao resto do país, exactamente à saída da aldeia.

A fronteira está situada entre uma granja dedicada à pecuária e lameiros, sem solução de continuidade e sem nenhum ponto que indique mudança alguma de estado. Um solitário marco fronteiriço marca, com a sua presença muda um limite que, longe de dividir, não foi entrave para as boas relações entre os habitantes de ambas as aldeias.

Pouco ou nada resta por dizer a não ser que provavelmente Tourém seja a aldeia melhor comunicada com os seus vizinhos galegos do que com o resto das aldeias barrosãs, portuguesas, sem dúvida devido à sua especial localização como uma ponta que penetra muito para dentro do interior da Galiza, o que faz que partilhe com os seus vizinhos muitos traços comuns sem, no entanto, renunciar ao seu carácter de aldeia portuguesa, uma aldeia linda de se ver e da qual falaremos no seguinte 'post'.

P.S. Dou as boas-vindas a AnaSalgNarRib e espero que continue a gostar do blogue.

Foto 1. Fronteira e marco fronteiriço visto do lado de Portugal.
Foto 2. Fronteira e marco fronteiriço visto do lado da Galiza. Ao fundo, vista da granja que fica mesmo na Raia.
Foto 3. Entroncamento a poucos metros da fronteira entre a estrada que liga Tourém com o resto do país e a estrada que vai para Randim.
Foto 4. Vista geral de Tourém a uns metros do entroncamento.
Foto 5. Randim visto do limite fronteiriço.
Foto 6. Randim vista da estrada a Vilariño (Galiza).


Ver Fronteira Tourém/Randim num mapa maior

Mapa 1. Mapa de situação.

Sem comentários:

Enviar um comentário