terça-feira, 20 de março de 2012

Fronteiras: Sobral da Adiça/Rosal de la Frontera-II (more funny borders!)

Já tínhamos falado, num dos primeiros 'posts' do blogue, da fronteira entre a aldeia e freguesia de Sobral da Adiça (c. de Moura) y Rosal de la Frontera. Já se passou algum tempo e as coisas mudaram um bocado, o que permitiu estabelecer melhor onde está situado o limite fronteiriço no ponto da fronteira na estrada que liga as duas localidades. 

Pode-se dizer que é uma fronteira engraçada porque fica mesmo no meio de um ilhéu direccional da estrada. Já imaginaram alguma vez? Eu não, mas como já estou acostumado a ver coisas caricatas com isto das fronteiras, não fiquei surpreendido. Por isso não podia deixar de fazer uma referência a isto para deleite dos meus leitores. Another funny border!

Foto 1. Marco fronteiriço visto para o lado de Portugal.
Foto 2. Marco fronteiriço visto para o lado da Andaluzia, Espanha.
Foto 3. Estrada para Sobral da Adiça. A planície alentejana inicia-se depois de serpentear alguns quilómetros pela Serra da Adiça. O limite fronteiriço segue pela margem esquerda do caminho de terra batida que se observa à esquerda da estrada.
Foto 4. Limite fronteiriço que segue pela estrada de terra batida, pelos cumes da Serra da Adiça.
Foto 5. Primeira herdade andaluza (nada a ver com as nossas herdades do Alentejo), vista do ponto fronteiriço.
Foto 6. Estrada para Rosal de la Frontera e vistas da antiga alfândega? espanhola.


Mapa 1. Mapa de situação.

Mapa 2. Mapa específico.

9 comentários:

  1. Este desastre que es Blogger cambió la configuaración y ya no llegan los comentarios al e-mail. Hay que cambiar la configuración en el blog.

    ResponderEliminar
  2. Hola Toni.

    Me alegra verte comentar de nuevo. En cuanto a la configuración de Blogger, miraré de hacer algo, aunque no te puedo garantizar nada porque no soy muy ducho en esto. A veces tengo que repetir varias veces las cosas hasta conseguir lo que pretendo.

    En todo caso, espero solucionarlo. Y por supuesto, no dejes de visitar el blog.

    ResponderEliminar
  3. As regards the roads' crossing, however, I think it had been made after the definition of the borders.
    It is an appreciable example of good willing, between two States which are friends and not enemies.

    ResponderEliminar
  4. Yes of course. You said well. This is new because when I was the last time (in 2009) the configuration of the road was different. In fact, I think, the road only recently was paved, perhaps some years after the entry of Portugal and Spain to the EU. It was the normal with many border check points in rural zones. Most of them were local smuggling routes and another were built new.

    ResponderEliminar
  5. Mais uma zona do nosso país que eu desconheço completamente. Pelo que tenho visto nos teus últimos posts, a maior parte da fronteira no Alentejo é raia seca, ao contrário do que acontece cá no Norte, ou estou enganando?
    Em relação aos comentários, também já tinha reparado nessa impossibilidade de dizer que quero receber por email os comentários posteriores ao meu, mas não encontro nos novos posts onde possa fazer isso.
    Grande abraço e continua! :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parte sim, parte não. Realmente é mais raia húmida. Da Barragem de Cedilho, no Tejo Internacional até perto de Beirã (Marvão), a fronteira segue o curso do rio Sever, afluente do Tejo. Daí, é raia seca pela Serra de S. Mamede mas não pela Ribeira de Abrilongo, que serve de fronteira antes de entrar inteiramente em Portugal. Depois há um troço de raia seca na parte do concelho de Campo Maior depois da barragem de Abrilongo até ao limite com o rio Caia. A partir daí, e o rio Guadiana se bem que do Caia até à Ribeira de Cuncos não está definida. Depois é raia seca excepto uma pequena parte do curso do rio Ardila junto do Castelo de Noudar. Daí volta a ser raia seca com a Serra de Aroche, Contenda de Moura e Serra da Adiça. Depois da fronteira do Ficalho, o rio Chança volta a fazer da raia uma raia húmida.

      Portanto, a Raia não é tão seca assim. Espero ter respondido à tua dúvida. ;-)

      P.S. Espero ainda ter solucionado o problema do envio por mail.

      Eliminar
  6. Obrigado pela informação! O problema parece estar resolvido! :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem! Já não era sem tempos. Menos mal que pude consertar isto porque realmente a possibilidade de ver se há resposta aos nossos comentários por intermédio de um aviso no mail é a melhor ideia possível e resulta muito conveniente e cómodo.

      Eliminar